07 dezembro 2013

Programa Radiofônico Balança, mas... Não Cai da Rádio Nacional- Estrelando:O Personagem Peladinho

Em 1950, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro lançou um programa humorístico chamado Balança... Mas não Cai, escrito por Max Nunes. Em um quadro do programa, havia um personagem que dava a dose certa para um típico torcedor de futebol: o personagem Peladinho.

O personagem Peladinho, interpretado por Germano Augusto, era um fanático torcedor do Flamengo, que na maioria dos esquetes soltava o seguinte bordão: "Mengo, tu é o maior!". A audiência fantástica que a Rádio Nacional tinha, reverberando tudo o que nela era veiculado, publicado, ajudou a popularizar o jargão "mengo" a feitura mais afetiva de tratar o clube da Gávea. Com esse termo, ajudou a ecoar nas arquibancadas, o incentivo ao clube rubro-negro carioca.

Agora, você, meu caro radionauta, ficará com 2 apresentações do Peladinho, cujo acervo é da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, sendo que um dos programas, é o programa completo Balança... Mas Não Cai; já no segundo áudio, é só o personagem Peladinho contracenando com a voz da cantora Dalva de Oliveira.






Um abraço,   

Isabela Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário